O SISTEMA DE TRANSPORTE METROVIÁRIO E FERROVIÁRIO É ESTATAL OU PRIVADO? (EUA-EUROPA-BRASIL)

 

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 














EUA-EUROPA-BRASIL


ESTADOS UNIDOS

O transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas privadas e públicas. A Amtrak, uma empresa pública federal, opera trens de longa distância em todo o país. As cidades e regiões metropolitanas também operam seus próprios sistemas de transporte ferroviário de passageiros, que podem ser públicos ou privados. Por exemplo, o metrô de Nova York é operado pela Metropolitan Transportation Authority (MTA), uma agência pública, enquanto o metrô de Chicago é operado pela Chicago Transit Authority (CTA), uma agência privada.

O transporte ferroviário de carga é operado quase exclusivamente por empresas privadas. As principais empresas ferroviárias de carga dos Estados Unidos são a BNSF Railway, a Union Pacific Railroad, a CSX Transportation e a Norfolk Southern Railway. Essas empresas operam uma rede de trilhos que cobre todo o país e é usada para transportar uma variedade de mercadorias, incluindo produtos agrícolas, manufaturados e minerais.

O transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas. As cidades e regiões metropolitanas operam seus próprios sistemas de metrô, que são projetados para transportar grandes volumes de passageiros em áreas densamente povoadas. Por exemplo, o metrô de Nova York é operado pela MTA, uma agência pública, enquanto o metrô de Chicago é operado pela CTA, uma agência privada.

Em geral, o sistema de transportes metroviários e ferroviários nos Estados Unidos é uma mistura de estatal e privado. O transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas públicas e privadas, enquanto o transporte ferroviário de carga é operado quase exclusivamente por empresas privadas. O transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas.

EUROPA


Na Europa, o sistema de transportes metroviários e ferroviários é predominantemente público. O transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas públicas e privadas, mas as empresas públicas dominam o setor. As empresas públicas de transporte ferroviário de passageiros são geralmente controladas pelo governo nacional ou regional. Por exemplo, a Deutsche Bahn na Alemanha, a SNCF na França e a Trenitalia na Itália são todas empresas públicas.

O transporte ferroviário de carga também é operado principalmente por empresas públicas. As principais empresas ferroviárias de carga da Europa são a Deutsche Bahn, a SNCF e a Ferrovie dello Stato Italiane. Essas empresas operam uma rede de trilhos que cobre toda a Europa e é usada para transportar uma variedade de mercadorias, incluindo produtos agrícolas, manufaturados e minerais.

O transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas. As cidades e regiões metropolitanas operam seus próprios sistemas de metrô, que são projetados para transportar grandes volumes de passageiros em áreas densamente povoadas. Por exemplo, o metrô de Paris é operado pela Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP), uma empresa pública, enquanto o metrô de Londres é operado pela Transport for London (TfL), uma agência pública.

Exceções


Existem algumas exceções à regra geral de que o transporte ferroviário na Europa é predominantemente público. Por exemplo, na Suécia, o transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas públicas e privadas. A empresa pública SJ opera trens de longa distância, enquanto as empresas privadas operam trens regionais e urbanos.

Na Noruega, o transporte ferroviário de passageiros é operado exclusivamente por empresas privadas. A empresa pública Bane NOR é responsável pela infraestrutura ferroviária, mas não opera trens.

Em geral, o sistema de transportes metroviários e ferroviários na Europa é predominantemente público. As empresas públicas dominam o setor de transporte ferroviário de passageiros e de carga, e o transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas.

BRASIL

O transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas públicas e privadas. A maior empresa ferroviária de passageiros do Brasil é a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), uma empresa pública estadual de São Paulo. A CPTM opera uma rede de trens metropolitanos que atende a Região Metropolitana de São Paulo.

Outras empresas ferroviárias de passageiros no Brasil são privadas. Por exemplo, a Rumo Logística opera trens de passageiros entre São Paulo e Curitiba, e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) opera trens de passageiros entre Belo Horizonte e Vitória.

O transporte ferroviário de carga é operado quase exclusivamente por empresas privadas. As principais empresas ferroviárias de carga do Brasil são a Rumo Logística, a Vale e a MRS Logística. Essas empresas operam uma rede de trilhos que cobre todo o país e é usada para transportar uma variedade de mercadorias, incluindo minério de ferro, soja e celulose.

O transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas. As cidades e regiões metropolitanas operam seus próprios sistemas de metrô, que são projetados para transportar grandes volumes de passageiros em áreas densamente povoadas. Por exemplo, o metrô de São Paulo é operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), uma empresa pública estadual.

Em geral, o sistema de transportes metroviários e ferroviários no Brasil é uma mistura de estatal e privado. O transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas públicas e privadas, enquanto o transporte ferroviário de carga é operado quase exclusivamente por empresas privadas. O transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas.

DIFERENÇAS ENTRE ENTRE BRASIL, ESTADOS UNIDOS E EUROPA


Em comparação com os Estados Unidos e a Europa, o sistema de transportes metroviários e ferroviários do Brasil é relativamente pequeno e pouco desenvolvido. A malha ferroviária brasileira é de apenas 30.129 quilômetros, enquanto a malha ferroviária dos Estados Unidos é de mais de 225.000 quilômetros e a malha ferroviária da Europa é de mais de 200.000 quilômetros.

O transporte ferroviário de passageiros também é menos desenvolvido no Brasil do que nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, apenas 13 regiões metropolitanas contam com sistemas de metrô, enquanto nos Estados Unidos há metrô em 39 regiões metropolitanas e na Europa há metrô em 43 regiões metropolitanas.

A principal razão para o desenvolvimento limitado do transporte ferroviário no Brasil é a falta de investimento, havendo prioridade exclusivamente no transporte rodoviário e o transporte aéreo.