FAKE NEWS: A PRAGA PROPAGADA CONTRA A VERDADE

 

img internet


Fake News são notícias falsas ou distorcidas que são divulgadas visando manipular a opinião pública, influenciar as eleições, difamar pessoas ou grupos, promover ideologias ou interesses comerciais. Elas podem ser criadas por indivíduos, organizações ou até mesmo governos, sendo disseminadas por meio de sites, blogs, redes sociais, aplicativos de mensagens ou outros meios de comunicação.

Fake News podem afetar negativamente as redes sociais e a mídia em geral de várias formas. Por exemplo:

— Elas podem gerar desinformação, confusão, polarização e desconfiança entre os usuários das redes sociais, que muitas vezes não verificam a veracidade ou a fonte das notícias que recebem ou compartilham.

— Elas podem prejudicar a reputação e a credibilidade de pessoas, instituições, empresas ou países que são alvos de ataques ou calúnias baseadas em fatos falsos ou distorcidos.

— Elas podem interferir no processo democrático e na vontade popular, ao induzir os eleitores a tomarem decisões baseadas em mentiras ou meias-verdades, favorecendo ou prejudicando candidatos, ou partidos políticos.

— Elas podem comprometer a qualidade e a diversidade do jornalismo profissional, ao competir com as notícias verdadeiras e bem apuradas por audiência e recursos financeiros, e ao desestimular o investimento em jornalismo independente e ético.

Portanto, é importante que os usuários das redes sociais e da mídia em geral sejam críticos e responsáveis ao consumir e compartilhar notícias. Algumas dicas para evitar cair nas armadilhas das Fake News são:

— Checar a origem e a data da notícia, verificando se o site ou o autor é confiável e se a notícia é atualizada.

— Comparar a notícia com outras fontes de informação, buscando diferentes pontos de vista e evidências que confirmem ou contradigam a notícia.

— Desconfiar de títulos sensacionalistas, imagens manipuladas, erros ortográficos ou gramática, ou informações muito vagas, ou incompletas.

— Não compartilhar notícias sem antes verificar sua veracidade e sua relevância, evitando disseminar boatos ou rumores que possam causar danos ou prejuízos a alguém.

— Denunciar ou bloquear conteúdos falsos ou enganosos, que sejam identificados nas redes sociais ou na mídia em geral.

Fake News são um problema sério que afeta a sociedade e a democracia. É preciso estar atento e consciente para não se deixar enganar por elas e para não contribuir para sua propagação.



https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/painel-de-checagem-de-fake-news/

https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/painel-de-checagem-de-fake-news/noticias-checadas/

https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/48548