CRIMES CONTRA A VIDA DE POLÍTICOS NO RIO

 




Crimes contra a vida de políticos no Rio.


A cidade do Rio de Janeiro não é mais vista como 'Cidade Maravilhosa', pelo menos àquilo tudo que propagam na mídia turística em época do carnaval.


Na verdade, é bom que se diga: isso não é culpa do cidadão carioca, todo mundo já anda cansado, sem distinção de classe, ainda mais o povo maltratado desde de sempre.

 

Ultimamente, a cidade passou a ser mais conhecida como a cidade brasileira com maior número de assassinatos políticos no país...


Evidentemente, isso tudo sem mencionar a criminalidade ‘comum’, tipo, bala perdida, bem como as chacinas com envolvimento policial. Infelizmente, é triste, as vítimas têm até medo de fazer queixa, ninguém sabe mais em quem confiar para se proteger...


Nesse caso, é o mesmo como esperar o morcego doar sangue.

 

Nos últimos anos, foram registrados diversos casos de políticos assassinados, tanto pré-candidatos, quanto vereadores, ex-vereadores e assessores parlamentares. As execuções são frequentes. 

 

Os principais motivos para esses assassinatos são o controle do poder político e econômico, a disputa por território e a represália às denúncias de corrupção — um fenômeno óbvio que tem se agravado nos últimos anos.

 

A Baixada Fluminense é a região com maior número de assassinatos políticos. 

 

Os principais alvos são políticos que representam a oposição às milícias, ou seja, grupos paramilitares que controlam o tráfico de drogas, a exploração de serviços públicos e a grilagem de terras ou controle imobiliário na região.

 

Em 2018, a vereadora Marielle Franco, do PSOL, foi assassinada com o motorista Anderson Gomes. O caso (há 5 anos) continua sendo investigado.

 

O governo do estado do Rio de Janeiro tem adotado medidas para combater os assassinatos. Entre elas, a criação de uma força-tarefa para investigar esses crimes, a implementação de um programa de proteção a políticos e a realização de ações de conscientização sobre a violência política, embora ainda são insuficientes para deter a escalada de violência política no estado.

 

As consequências dos assassinatos políticos têm um impacto traumatizante e negativo na democracia brasileira. Elas intimidam os políticos a exercerem suas funções e contribuem para um ambiente de violência e intolerância.

 

Ainda hoje.


Os assassinatos dos médicos Marcos Corsato, Diego Bomfim e Perseu Almeida, que ocorreram na madrugada de 5 de outubro de 2023, em um quiosque na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, são um caso de violência extrema que chocou o país.

 

Ainda não há uma conclusão oficial sobre a motivação do crime, mas as investigações apontam para uma execução. Diego Bomfim era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que é crítica ferrenha do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

A família de Diego Bomfim afirmou que ele havia recebido ameaças de morte por conta de seu posicionamento político. Sâmia Bomfim também já havia registrado boletim de ocorrência por ameaças de morte a ela, ao filho e ao marido, deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

 

Os assassinatos dos médicos são um alerta para a violência política no Brasil. Eles mostram que, mesmo em um país democrático, as pessoas que se posicionam contra governos podem ser alvo de represálias.

 

É importante que as autoridades investiguem o caso com rigor e celeridade, para os responsáveis serem responsabilizados e a sociedade possa ter respostas sobre o crime, sem ser outro caso como o assassinato de Marielle Franco ainda insolúvel.

 

Além disso, é preciso que o governo tome medidas para combater a violência política no Brasil. Isso inclui o fortalecimento das instituições de segurança pública, a implementação de políticas públicas para reduzir a desigualdade e a pobreza, e o fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão.

 

 

Os assassinatos dos médicos, amiúde, são um alerta para a violência política no Brasil.

 

É importante que as autoridades investiguem o caso com rigor e celeridade. É preciso que o governo tome medidas para combater a violência política no Brasil.






 

ICL NOTÍCIAS


https://www.band.uol.com.br/noticias/irmao-da-deputada-federal-samia-bomfim-e-um-dos-medicos-mortos-no-rio-de-janeiro-16638071


https://revistaforum.com.br/brasil/2023/10/5/cenas-fortes-cmera-de-segurana-registra-assassinato-de-irmo-de-smia-outros-dois-medicos-145294.html


https://www.youtube.com/watch?v=5Y6jjAKjh9E


PodCast do Conde/Fernando Horta

O SISTEMA DE TRANSPORTE METROVIÁRIO E FERROVIÁRIO É ESTATAL OU PRIVADO? (EUA-EUROPA-BRASIL)

 

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 














EUA-EUROPA-BRASIL


ESTADOS UNIDOS

O transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas privadas e públicas. A Amtrak, uma empresa pública federal, opera trens de longa distância em todo o país. As cidades e regiões metropolitanas também operam seus próprios sistemas de transporte ferroviário de passageiros, que podem ser públicos ou privados. Por exemplo, o metrô de Nova York é operado pela Metropolitan Transportation Authority (MTA), uma agência pública, enquanto o metrô de Chicago é operado pela Chicago Transit Authority (CTA), uma agência privada.

O transporte ferroviário de carga é operado quase exclusivamente por empresas privadas. As principais empresas ferroviárias de carga dos Estados Unidos são a BNSF Railway, a Union Pacific Railroad, a CSX Transportation e a Norfolk Southern Railway. Essas empresas operam uma rede de trilhos que cobre todo o país e é usada para transportar uma variedade de mercadorias, incluindo produtos agrícolas, manufaturados e minerais.

O transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas. As cidades e regiões metropolitanas operam seus próprios sistemas de metrô, que são projetados para transportar grandes volumes de passageiros em áreas densamente povoadas. Por exemplo, o metrô de Nova York é operado pela MTA, uma agência pública, enquanto o metrô de Chicago é operado pela CTA, uma agência privada.

Em geral, o sistema de transportes metroviários e ferroviários nos Estados Unidos é uma mistura de estatal e privado. O transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas públicas e privadas, enquanto o transporte ferroviário de carga é operado quase exclusivamente por empresas privadas. O transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas.

EUROPA


Na Europa, o sistema de transportes metroviários e ferroviários é predominantemente público. O transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas públicas e privadas, mas as empresas públicas dominam o setor. As empresas públicas de transporte ferroviário de passageiros são geralmente controladas pelo governo nacional ou regional. Por exemplo, a Deutsche Bahn na Alemanha, a SNCF na França e a Trenitalia na Itália são todas empresas públicas.

O transporte ferroviário de carga também é operado principalmente por empresas públicas. As principais empresas ferroviárias de carga da Europa são a Deutsche Bahn, a SNCF e a Ferrovie dello Stato Italiane. Essas empresas operam uma rede de trilhos que cobre toda a Europa e é usada para transportar uma variedade de mercadorias, incluindo produtos agrícolas, manufaturados e minerais.

O transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas. As cidades e regiões metropolitanas operam seus próprios sistemas de metrô, que são projetados para transportar grandes volumes de passageiros em áreas densamente povoadas. Por exemplo, o metrô de Paris é operado pela Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP), uma empresa pública, enquanto o metrô de Londres é operado pela Transport for London (TfL), uma agência pública.

Exceções


Existem algumas exceções à regra geral de que o transporte ferroviário na Europa é predominantemente público. Por exemplo, na Suécia, o transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas públicas e privadas. A empresa pública SJ opera trens de longa distância, enquanto as empresas privadas operam trens regionais e urbanos.

Na Noruega, o transporte ferroviário de passageiros é operado exclusivamente por empresas privadas. A empresa pública Bane NOR é responsável pela infraestrutura ferroviária, mas não opera trens.

Em geral, o sistema de transportes metroviários e ferroviários na Europa é predominantemente público. As empresas públicas dominam o setor de transporte ferroviário de passageiros e de carga, e o transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas.

BRASIL

O transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas públicas e privadas. A maior empresa ferroviária de passageiros do Brasil é a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), uma empresa pública estadual de São Paulo. A CPTM opera uma rede de trens metropolitanos que atende a Região Metropolitana de São Paulo.

Outras empresas ferroviárias de passageiros no Brasil são privadas. Por exemplo, a Rumo Logística opera trens de passageiros entre São Paulo e Curitiba, e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) opera trens de passageiros entre Belo Horizonte e Vitória.

O transporte ferroviário de carga é operado quase exclusivamente por empresas privadas. As principais empresas ferroviárias de carga do Brasil são a Rumo Logística, a Vale e a MRS Logística. Essas empresas operam uma rede de trilhos que cobre todo o país e é usada para transportar uma variedade de mercadorias, incluindo minério de ferro, soja e celulose.

O transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas. As cidades e regiões metropolitanas operam seus próprios sistemas de metrô, que são projetados para transportar grandes volumes de passageiros em áreas densamente povoadas. Por exemplo, o metrô de São Paulo é operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), uma empresa pública estadual.

Em geral, o sistema de transportes metroviários e ferroviários no Brasil é uma mistura de estatal e privado. O transporte ferroviário de passageiros é operado por uma combinação de empresas públicas e privadas, enquanto o transporte ferroviário de carga é operado quase exclusivamente por empresas privadas. O transporte metroviário é operado principalmente por empresas públicas.

DIFERENÇAS ENTRE ENTRE BRASIL, ESTADOS UNIDOS E EUROPA


Em comparação com os Estados Unidos e a Europa, o sistema de transportes metroviários e ferroviários do Brasil é relativamente pequeno e pouco desenvolvido. A malha ferroviária brasileira é de apenas 30.129 quilômetros, enquanto a malha ferroviária dos Estados Unidos é de mais de 225.000 quilômetros e a malha ferroviária da Europa é de mais de 200.000 quilômetros.

O transporte ferroviário de passageiros também é menos desenvolvido no Brasil do que nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, apenas 13 regiões metropolitanas contam com sistemas de metrô, enquanto nos Estados Unidos há metrô em 39 regiões metropolitanas e na Europa há metrô em 43 regiões metropolitanas.

A principal razão para o desenvolvimento limitado do transporte ferroviário no Brasil é a falta de investimento, havendo prioridade exclusivamente no transporte rodoviário e o transporte aéreo.




MUDANÇAS CLIMÁTICAS CAUSAM CLIMA EXTREMO EM TODO O MUNDO

 

IMAGEM ADOBE EXPRESS







Mudanças climáticas causam clima extremo em todo o mundo.

As mudanças climáticas estão causando eventos climáticos extremos em todo o mundo, com chuvas intensas, calor abrasador, tempestades fora de época e enchentes fora de controle.

Em New York, uma tempestade de verão causou inundações generalizadas na cidade na noite de sexta-feira, 29 de setembro de 2023. A tempestade, que trouxe chuvas torrenciais e ventos fortes, causou danos a edifícios e infraestrutura, e deixou milhares de pessoas sem energia. 

A tempestade começou no início da noite e rapidamente se intensificou. Em poucas horas, a cidade recebeu mais de 100 milímetros de chuva, o que causou inundações em ruas, túneis e metrôs. Os ventos fortes derrubaram árvores e causaram danos a edifícios e moradores. 

As linhas de metrô e ônibus foram suspensas, e os aeroportos foram fechados. Os serviços de emergência trabalharam durante a noite para limpar os danos e ajudar as pessoas afetadas, principalmente no Brooklin.

A tempestade em New York é apenas um exemplo dos eventos climáticos extremos que estão se tornando mais comuns em todo o mundo. As mudanças climáticas tem aumentado pela frequência e intensidade, causando danos significativos às pessoas e à infraestrutura.

Os cientistas concordam que as mudanças climáticas são causadas pelas atividades humanas, que estão liberando gases de efeito estufa na atmosfera. Esses gases retêm o calor do sol, o que está causando o aquecimento global.

O aquecimento global está causando uma série de mudanças no clima, incluindo o aumento da temperatura média no planeta, como o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar. Essas mudanças provocam eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, calor abrasador, tempestades fora de época e enchentes fora de controle.

Esse evento é apenas um exemplo dos muitos eventos climáticos extremos que estão ocorrendo em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, fortes chuvas causaram inundações e deslizamentos de terra em Minas Gerais, Bahia e recentemente no Rio Grande do Sul, deixando dezenas de mortos e desaparecidos. Na Europa, uma onda de calor recorde causou incêndios florestais em Portugal, Espanha e França, destruindo milhares de hectares de floresta.

Para combater as mudanças climáticas, é necessário reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Isso pode ser feito através da transição para energias renováveis, da eficiência energética e da redução do desmatamento.

Ações para combater as mudanças climáticas são necessárias para proteger as pessoas e a infraestrutura dos eventos climáticos extremos.


 https://www.noaa.gov/













BALAS PERDIDAS ACHADAS EM CRIANÇAS

 


Img Pixabay






Balas Perdidas Achadas Em Crianças.


O Brasil é o país que lidera na mortalidade de crianças vítimas de bala perdida, segundo um estudo da organização Save the Children.

O relatório, divulgado em 2023, aponta que o Brasil registrou 1.814 mortes de crianças e adolescentes por disparos acidentais ou intencionais entre 2018 e 2020, o que representa 60% do total mundial. A maioria das vítimas era negra, pobre e morava em áreas periféricas das grandes cidades, onde a violência armada é mais frequente. 

Também, de acordo com o relatório "Violência armada no Brasil: Crianças em perigo", publicado pela ONG Rio de Paz em 2023, o Brasil lidera a mortalidade de crianças vítimas de bala perdida no mundo. O relatório estima que, entre 2007 e 2022, 1.344 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos foram mortos por armas de fogo no país. 

O relatório também aponta que a maioria das mortes de crianças por bala perdida ocorre em ações policiais. Em 2022, 60% das mortes de crianças por armas de fogo no Brasil foram causadas por policiais. 

Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará são os que concentram o maior número de mortes de crianças por bala perdida no Brasil. Em 2022, o Rio de Janeiro registrou 200 mortes de crianças por armas de fogo, seguido por São Paulo com 120 mortes e Ceará com 60 mortes. 

A violência armada no Brasil é um problema grave que afeta a vida de crianças e adolescentes de todo o país. É necessário que o governo brasileiro tome medidas para prevenir e combater a violência armada, a fim de proteger as crianças de serem vítimas de bala perdida.


https://www.savethechildren.org/

https://riodepaz.org/







DATA IMPORTANTE

 

Imagem de WikiImages por Pixabay

DATA IMPORTANTE


Em termos históricos, o dia 22 de setembro tem um significado especial para alguns países, como a Polônia e a Ucrânia, que comemoram o "Dia da Memória e da Solidariedade" devido ao Holocausto ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, o dia 22 de setembro é o Dia Nacional da Juventude, mas essa data não é um feriado oficial.

Em termos ambientais, o dia 22 de setembro é importante por marcar o início da primavera no hemisfério sul, um período de renovação da natureza. Aliás, nesse dia também é comemorado o Dia Mundial sem Carro, uma data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da mobilidade sustentável. 

Será que isso ainda ocorre?

Enfim, um período de renovação da natureza, em que as plantas voltam a florescer e os animais saem de hibernação, uma época de esperança e renovação. É um momento de celebrar a vida e a natureza, destacando a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

É também um momento de refletir contra a tirania de alguns, sendo preciso que nos empenhemos para construir sociedades mais justas e livres, participando da vida defendendo nossos direitos e lutando pela justiça social.]