MAUDIE: A PIONEIRA DO CARTÃO POSTAL

 

Maud na frente da sua casa, em South Ohio, Nova Escócia, Canadá.










Maudie é o nome artístico de Maud Lewis, nascida em 1903, é uma pintora folclórica canadense que viveu na Nova Escócia. Ela sofria de artrite reumatoide e pintava com cores vibrantes cenas da vida rural, animais e flores. Ela começou a carreira artística vendendo cartões de Natal que ela mesma desenhava e pintava. Seus cartões eram populares entre os clientes de seu marido, Everett Lewis, um vendedor de peixe.

Maudie foi uma das primeiras artistas a usar cartões como forma de expressão artística. Ela inspirou muitos outros artistas a fazerem o mesmo, criando cartões postais que retratavam diferentes aspectos da cultura e da paisagem canadense. Seus cartões postais se tornaram famosos em todo o mundo e são considerados obras de arte.

Maudie é uma artista importante e influente porque soube mostrar uma visão otimista e nostálgica de sua província natal, apesar de sua vida difícil e muito pobre. Ela também demonstrou uma grande criatividade e originalidade, usando diversas superfícies, como tábuas, latas e até as paredes de sua pequena casa. Ela é uma das artistas folclóricas mais celebradas do Canadá e sua arte é exposta na Galeria de Arte da Nova Escócia, assim como sua casa restaurada, que ela decorou com sua arte. Vários livros, peças e filmes foram produzidos sobre ela. Na verdade, é um exemplo de perseverança, talento e alegria, mesmo tendo levado uma vida sofrida e oprimida.

 

A Vida e Obra de Maud Lewis, Artista Folclórica Canadense

Maud Lewis (Wikipédia)