O SERPENTÁRIO DO 'OVO DA SERPENTE'

 


A principal função dos serpentários é promover a preservação das espécies de serpentes, através da conservação, pesquisa e exibição. Os serpentários funcionam como um museu, onde as cobras são separadas e expostas em vitrines. Os visitantes podem aprender sobre as espécies, seus hábitos de vida e como elas estão ligadas ao meio ambiente. Além disso, os serpentários podem também servir como uma forma de controlar as populações de serpentes, fornecendo espaços seguros para elas viverem, enquanto, em simultâneo, preservando as espécies.

Os serpentários contribuem para a medicina fornecendo veneno de serpentes para a produção de antídotos e vacinas. O veneno é extraído e seguramente controlada, usado para a produção de soro antiofídico e medicamentos que tratam doenças cardíacas e algumas formas de câncer. Além disso, os cientistas usam o veneno para compreender melhor a biologia das serpentes e para desenvolver novos medicamentos para o tratamento de várias doenças.

Existem mais de 20 serpentários no Brasil. Também uma vasta bibliografia a respeito. No entanto, para criar um serpentário é necessário formação e treinamento, além de autorização ambiental para essa atividade, caso contrário é crime. Por exemplo, o que vem atualmente ocorrendo nas Forças Armadas Brasileiras, fornecendo apoio logístico aos extremistas e golpistas bolsonaristas.

Este não é o verdadeiro princípio das Forças Armadas. Ao contrário, elas servem pra defender a integridade territorial, a soberania e os interesses nacionais, bem como garantir a manutenção da paz interna ou o restabelecimento da ordem constitucional. Elas também são responsáveis por realizar operações de socorro em casos de catástrofe e de desastre natural. Estes são os verdadeiros princípios das Forças Armadas. Inclusive, assim atuaram com bravura no passado. Sim, devemos nos orgulhar.

A expressão "a cobra vai fumar" surgiu na cultura popular brasileira como uma maneira de se referir às pessoas que estão prestes a entrar em um acordo de negócios. Um jogo de palavras ao ato de "cobrar", a qual é uma referência a "negociar". A expressão, no entanto, sugere que a negociação será tão bem sucedida, que até mesmo uma cobra vai fumar de satisfação. 

Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, os soldados brasileiros usaram esta expressão popular para se referir ao combate que seria bem-sucedido. A ideia era 'botar pra quebrar, a coisa vai ficar feia'. Por isso, o Exército adotou a frase como slogan da Força Expedicionária Brasileira, constituída em 1943 para lutar na Europa, portanto, para proteger e defender a nação, no caso, contra o nazi-fascismo, de forma alguma para permitir baderneiros, vândalos e terroristas invadindo o Distrito Federal. 


Quadrilha comandada por Ibaneis, no DF, começa a ser caçada

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-segunda-guerra-origem-da-expresao-cobra-esta-fumando.phtml

http://memorialdademocracia.com.br/card/a-cobra-esta-fumando

https://incrivelhistoria.com.br/a-cobra-vai-fumar-1944/